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Plano de Atividades

Plano de Atividades 2025

(Aprovado em AG realizada em 25 de Janeiro de 2025)

 

  1. Na área da Organização
    • – Funcionar, sempre que possível, em plenário dos Órgãos Sociais convidando-os a participar nas diferentes decisões;
    • – Solicitar à Mesa da AG que retome o processo de Revisão do Regulamento Geral Interno (RGI) do Clube, documento necessário à vida do Clube;
    • – Com a publicação oficial dos Estatutos revistos e a aprovação do nosso Regulamento Geral Interno (RGI), os mesmos serão duplicados em suporte de papel e entregues a cada um dos associados, assim como aos novos sócios após a sua admissão;
    • – Elaborar os normativos necessários ao bom funcionamento de cada tipologia dos projetos desenvolvidos e a desenvolver;
    • – Evitar que os associados, que venham a cooperar com o Clube, se dispersem na realização de várias atividades, procurando que se concentrem numa única;
    • – Definir a responsabilização como estratégia para o funcionamento dos diferentes grupos de trabalho;
    • – Solicitar a colaboração de colecionadores de pacotes de açúcar, os associados em particular, na definição das iniciativas a desenvolver, nomeadamente:
      • – Assegurar a constituição das equipas responsáveis para cada um dos projetos em desenvolvimento ou a desenvolver;
      • – Constituir equipas de trabalho por região, acompanhadas por elementos da Direção, conforme definido na organização interna;
    • – Solicitar a colaboração de colecionadores de pacotes de açúcar, os associados em particular, na definição das iniciativas a desenvolver;
    • – “Autonomizar” a estrutura interna no sentido de corresponder à exigência que a região/área de residência dos associados provoca;
    • – Atualizar ou completar (se omissa) a informação nas fichas de cada um dos associados;
    • – Informatização da ficha de inscrição de modo a permitir, também, a atualização das existentes;
    • – Atualizar os cartões de associado e abreviar a sua entrega assim como das senhas de quotização;
    • – Avaliar todas as ações desenvolvidas face aos objetivos definidos;
  2. Na área da Participação
    • – Solicitar, diretamente e não, a colaboração dos associados, conforme a sua disponibilidade e competências, face às necessidades do Clube, para os projetos que se proponha;
    • – Convidar os associados a desenvolver, ou participar, nas iniciativas na sua área de residência;
  1. Na área da informação
    • – Página do Clube

Mais importante do que ter uma página web é a sua atualização e a assumir como meio importante na interação do Clube com os seus associados. Pretende-se, também, que seja uma porta de entrada” para outros colecionadores.

Concretizando uma das medidas, iremos publicar a síntese das decisões tomadas nas reuniões dos diferentes Órgãos Sociais, bem como as actas, aprovadas, das reuniões da Assembleia Geral;

    • – Redes Sociais

A única rede utilizada é o Facebook, com é sabido. Mas também muito pouco explorada… situação que queremos e vamos ultrapassar. Pretendemos ainda usar outras redes, conforme a capacidade que tenhamos

    • Edição de uma revista do Clube sobre a periglicofilia. Nomeada a equipa, constituída pelos associados:

0016 – Carlos Teixeira (Coord.)

0004 – António Carmo

… e ainda

– Víctor Reis,

… a mesma elaborará o seu Estatuto Editorial com a Direção; concluído, será levado à Assembleia Geral para aprovação;

  1. Na área dos eventos / ações
    • Iniciar o processo tendente a obter o estatuto de Coletividade de Utilidade Pública;
    • Assumir que a iniciativa de referência do Clube é o PORTSUGAR® e, como tal, prioritária na sua ação;
      • Manter e aperfeiçoar a estratégia que tem permitido assegurar a realização dos últimos PORTSUGAR® (proposta/candidatura dos associados, com a definição de um protocolo de parceria com a autarquia  (entidade privada, ainda que asseguremos todo o apoio necessário, nomeadamente na relação institucional e na logística).
    • Criar uma comissão para as comemorações dos 25 anos do Clube, cujas iniciativas decorrerão ao longo de todo o ano de 2026
    • Ajudar os associados e entidades públicas ou privadas a concretizar as suas ideias/propostas de realização de iniciativas que concorram para a concretização dos objetivos do Clube. Para já:
      • – Encontro de colecionismo assinalando o Dia Internacional da Mulher, com a Delta, a 8 de Março;
      • – “SUGARMOR 2025”;
    • – Promover o contacto com as organizações de encontros de colecionismo, no sentido de avaliar os resultados das iniciativas realizadas e perspetivar as futuras, tendo em vista os interesses mútuos;
    • – Procurar articular com os organizadores de alguns encontros (particularmente quando se tratarem dos nossos associados), a realização de momentos de contacto, convívio, fruição cultural, aprofundando assim a vida associativa.
    • – Promover exposições itinerantes (em locais onde irão decorrer encontros (em particular), bibliotecas municipais, centros de saúde, átrios de hospitais e, sobretudo, em escolas)…
    • – Produzir tutoriais sobre como organizar a coleção; como preservar os pacotes…);
    • – fomentar a participação em stands de feiras locais
    • – Produzir exposições temáticas para posterior utilização como divulgação do Clube
    • – Procurar junto das empresas de café e embaladoras:
      • – informação privilegiada sobre a produção de cada uma, tendo em vista facilitar o trabalho dos responsáveis pela atualização da Pacotada);
      • promover o lançamento de campanhas (de pacotes de açúcar) das diferentes empresas;
      • organizar visitas às instalações (design, impressão e embalamento);
      • – solicitar apoio logístico em iniciativas que venhamos a desenvolver;
      • – sensibilizar para uma edição especial, comemorativa do nosso 25º aniversário, nas condições que entenderem possíveis (conteúdo temático, número de pacotes possível, cor, distribuição);
      • – agilizar a informação sobre a produção de pacotes de marcas portuguesas no estrangeiro;
    • – Dinamizar o colecionismo dos pacotes de açúcar quer junto dos mais jovens, quer com os nossos congéneres no estrangeiro.
    • – Levar os associados a divulgarem, eles próprios, o CLUPAC
    • – Regulamentar a oferta de pacotes existentes no Clube entre os seus associados e eventos

 

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