• direcao@clupac.pt

História do CLUPAC

CLUPAC » História

Primeiros Passos (2001/2002)

A primeira iniciativa que congregou alguns coleccionadores de pacotes de açúcar em Portugal, colocando-os pela primeira vez em contacto entre si, foi a criação, em meados de 2001, de uma mailing-list na Internet, que se veio a revelar um excelente fórum para trocas de ideias e experiências. Na sequência do impulso imprimido pela actividade desta mailing-list, foi levado a cabo 1º Encontro de Coleccionadores de Pacotes de Açúcar – PORTSUGAR® 2001, que decorreu a 15 de Setembro de 2001 em Carregal do Sal e contou com a presença de 11 coleccionadores oriundos de várias partes do país.

Na fotografia: Mário Pacheco, Isabel Rute, Vitor Romão, Paula Teotónio, Graça Oliveira, Carlos Dias e António Carmo (em pé), Fernando Sousa, Rui Colaço, Telmo Timóteo e Hugo Besteiro (em baixo).

Participantes no PORTSUGAR® 2001

1º Encontro de Coleccionadores de Pacotes de Açúcar, Setembro 2001, Carregal do Sal

 

Nesse encontro revelou-se consensual a necessidade de uma associação dos coleccionadores Portugueses de forma a dinamizar esta actividade coleccionista e a poder constituir um interlocutor privilegiado junto das empacotadoras de açúcar, bem como de outros agentes. Estava lançada a semente para a criação de um clube de implantação nacional, desde logo designado por CLUPAC – Clube Português de Coleccionadores de Pacotes de Açúcar.

 

Esta primeira etapa foi a mola impulsionadora para a criação do Clube. Efectivamente, os coleccionadores presentes começaram desde logo a preparar o nascimento deste “bebé”. Com a ajuda da mailing-list, mais coleccionadores tiveram conhecimento dos frutos deste primeiro encontro e foram engrossando o grupo. O passo seguinte deu-se com a realização de uma importante reunião em Cruz de Pau – Seixal, no dia 17 de Fevereiro de 2002. Dessa reunião resultaram importantes decisões:

  • Aprovação da versão final dos Estatutos e do Regulamento Geral Interno;
  • Aprovação do logótipo;
  • Marcação do 2º Encontro de Coleccionadores de Pacotes de Açúcar em Portugal – PORTSUGAR® 2002 para o dia 13 de Julho de 2002 em Cruz de Pau -Seixal;
  • Nomeação de uma Comissão Instaladora

A Comissão Instaladora do CLUPAC, com vista à constituição oficial do Clube e à preparação do próximo grande encontro de coleccionadores de pacotes de açúcar, reuniu no dia 14 Abril 2002 nas instalações do “Bacus Bar” em Alburitel. Foi também mais uma oportunidade de conhecer mais alguns “novos” coleccionadores mas com larga experiência!

Em 30 de Abril de 2002 foi solicitado o certificado de admissibilidade do Clube junto da antiga DGRN – Direcção Geral do Registos e do Notariado, hoje IRN, Instituto dos Registos e Notariado, tendo a escritura sido realizada em 20 de Setembro de 2002 em Viseu.

 

Seguiram-se várias iniciativas de divulgação do clube, nomeadamente:

  • Em Maio de 2002, foi criada e disponibilizada on-line a página Web oficial do Clube;
  • Marcar presença, aos domingos, de 26 Maio a 30 Junho, na Feira de Coleccionismo do Mercado da Ribeira, em Lisboa, com uma banca e material promocional, assim como alguns pacotes de açúcar, para divulgar o 2º Encontro de Coleccionadores de Pacotes de Açúcar – PORTSUGAR® 2002, no Seixal.

 

PORTSUGAR® 2002

A 13 de Julho de 2002 foi realizado em Cruz de Pau, Seixal, o PORTSUGAR® 2002, o primeiro encontro de coleccionadores de pacotes de açúcar de âmbito nacional e internacional realizado em Portugal. Este evento contou com a presença de quase 50 participantes, incluindo coleccionadores vindos de França, Espanha, Bélgica e República Checa. Um dos factos mais marcantes associados ao PORTSUGAR® 2002 foi a edição de uma série comemorativa sobre o Concelho do Seixal.

Foi para muitos a oportunidade para o primeiro contacto com outros coleccionadores ou conhecer pessoalmente outros com os quais apenas se mantinham contactos à distância. Foi, sem dúvida, um óptimo impulsionador para o crescimento deste tipo de coleccionismo.

Mas a data de referência – 20 de Setembro de 2002 – que ficará registado na história do CLUPAC é o dia da oficialização da sua existência; foi nesse dia que teve lugar no 2º Cartório Notarial de Viseu a escritura pública de constituição do CLUPAC, que contou com a presença de 11 dos seus 31 sócios fundadores.

Muitos contribuíram para a concretização deste sonho. Cada um trouxe um grão e.. grão a grão se construiu um Clube…

Após a constituição formal do Clube, foi realizada a 26 de Outubro de 2002 a 1ª Assembleia-Geral do CLUPAC, onde se procedeu à eleição e tomada de posse dos primeiros Órgãos Sociais.

Os associados presentes na constituição oficial do CLUPAC (escritura pública)

António Carmo, Anónimo (filho da Cristina), Cristina Crespo, Carlos Teixeira, Rui Colaço, Carlos Dias, Mário Pacheco, Vitor Romão, Paula Teotónio, José Abreu, Lourdes Abreu, Fernando Sousa.

 

Afirmação e Consolidação

O período que se seguiu correspondeu ao primeiro ano em que o clube desenvolveu actividades regulares. Constituiu uma fase de afirmação e consolidação do CLUPAC… Realça-se o mês de Abril de 2003 – os membros do CLUPAC encontraram nas suas caixas de correio o nº 0 de “O Pacotim“. Dava-se início à edição regular do boletim oficial do clube estando cumprido mais um importante objectivo. Estava também criado mais um canal de comunicação entre o clube e os seus associados e um veículo de promoção do clube e do coleccionismo de pacotes de açúcar. É uma publicação que deixa saudades (foi interrompida em DEZ 2010)… Em Dezembro de 2004 outro meio de comunicação do Clube chegou a casa dos associados – o Clupac Directo, a folha informativa mensal do Clube, e que pretendia ser “uma via aberta à expressão de todos os sócios, onde têm lugar informações, opiniões ou questões relacionadas com o coleccionismo de pacotes de açúcar ou com a actividade do Clube”. O seu último número, o 53, saiu em Outubro/Novembro 2009… As equipas de redação cansaram-se e… quem quer ajudar a substituí-los? Apoio não vos faltará e todas as ajudas são úteis!!! Ficamos a aguardar…

@ 2020 CLUPAC